Luma Rótulos e Etiquetas Adesivas

Sobre Normas do Mercado

Segundo as normas do mercado internacional, todos os produtos de consumo devem ter em suas embalagens, um código de identificação que possa ser decodificado em qualquer parte do mundo (código de barras). Essa codificação deve conter certa ordem listras pretas sobre um fundo branco, ou como é conhecido até hoje (zebra).
Este sistema é conhecido como Código de Barras . Ele destina-se a identificar os produtos e foi criado como uma forma de transmitir informações em toda a cadeia produtiva e de consumo. Os fabricantes se orientam através dos códigos, como base de ajuda no processo de produção e rastreabilidade com eficiência, a fim de comunicar sua cadeia produtiva a seus clientes.
O comércio por sua vez, recebe o produto codificado e o disponibiliza em seus pontos de venda, sem a necessidade de se incluir novos códigos.

Além disso, o código de barras tornou se um facilitador do controle de entrada e saída das mercadorias na hora de efetuar o inventário, contabilidade e armazenagem.

Contudo, o código de barras também é um eficiente aliado do cliente, pois quando o cliente possui qualquer dúvida sobre o produto desejado, o vendedor e até o próprio cliente conseguem identificar informações como fornecedor/fabricante.

Nos Rótulos ou nas Etiquetas, o código de barras é um pré-requisito para a identificação imediata.

O direito de colocar um código de barras sobre os produtos não são para todos os fabricantes. Este direito é concedido somente às empresas que são oficialmente registradas nas associações nacionais que regulamentam a utilização dos códigos.

Dica: Quando não autorizado, o uso de código de barras é uma violação das regras internacionais e prevê a aplicação de sanções adequadas.

As famosas barras pretas verticais e os dígitos que contém informações sobre os produtos que compramos, facilitam-nos a vida há décadas. Mas a forma como funcionam ainda é bastante desconhecida. Vamos então tentar dar uma breve explicação.

Os números num código de barras são compostos por 13 (treze) algarismos e o seu significado pode ser interpretado da seguinte forma:
 
Código EAN-13 = 789-1234-56789-5

789 – Representa o País de origem do produto (789 é a codificação do Brasil)
1234 – Representa a Empresa que Produziu
56789 – Representa o Produto desta Empresa (cada produto tem seu código)
5 – Representa o Dígito Verificador de Segurança.


Já no que diz respeito às barras, a largura das riscas e o espaço entre elas são únicos para cada produto, tornando-se equivalente a uma impressão digital. A leitura dos códigos de barras ficaria a cargo de scanners, ou Leitores à laser, o qual emite uma luz vermelha que percorre a totalidade das barras. Os Decodificadores são programas específicos instalados em computadores.
 
Conteúdo produzidor por Adalberto Passos – Luma
 

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